segunda-feira, 7 de abril de 2014

Equipe: Náufragos

                                                                   Fragata

A fragata é um tipo de navio de guerra. O termo tem sido usado, ao longo dos séculos, para designar uma gama alargada de navios, com diferentes tamanhos e funções.
No século XVIII, eram designadas fragatas, navios de guerra com três mastros de velas redondas, com comprimento semelhante ao das naus, mas menores, mais rápidos e com armamento mais ligeiro, usados em missões de escolta e de reconhecimento. As fragatas dispunham de uma única bateria coberta de canhões, em comparação com as duas ou mais baterias cobertas das naus.
Na segunda metade do século XIX, algumas marinhas desenvolveram fragatas couraçadas que se tornaram nos mais poderosos navios de combate da época. No final daquele século, as fragatas couraçadas foram substituídas pelos cruzadores, desaparecendo o uso do termo "fragata"
As fragatas eram, talvez, os navios mais empregues pelas marinhas dos séculos XVIII e XIX. Apesar de menos poderosas que as naus de linha, podiam enfrentar facilmente embarcações de guerra menores, já para não falar de navios mercantes. Capazes de aprovisionar mantimentos para seis meses, dispunham de uma autonomia bastante elevada, podendo operar de forma isolada e independente - ao contrário das naus de linha que eram consideradas demasiado importantes e valiosas para operarem sem escolta.
As fragatas realizavam o reconhecimento em proveito da esquadra, o ataque à navegação mercante, patrulhas, escoltas e missões de estafeta. Normalmente, as fragatas operariam em pequeno número ou isoladamente, contra outras fragatas. Normalmente evitariam o combate com naus de linha.
As fragatas mantiveram-se como um elemento crucial das marinhas até meados do século XIX. Os primeiros couraçados foram classificados como "fragatas" devido ao número e disposição do seu armamento. A terminologia naval, no entanto, foi mudando à medida que o vapor e o aço se tornaram na norma. O papel das antigas fragatas foi assumido, primeiro, pelos cruzadores protegidos e, depois, pelos contratorpedeiros.



       Trabalho de  física-Barquinho pop pop
Desde a Antiguidade sabe-se que o calor pode ser usado para vaporizar a água e usar esse vapor para realizar trabalho mecânico. Essa idéia foi aproveitada pelo grego Heron que, no século I d.C., construiu a primeira máquina térmica de que se tem notícia.
Ainda hoje, vinte séculos depois, esse princípio de transformação de calor em movimento é largamente utilizado pelo ser humano em suas atividades, com destaque para os setores de geração de energia elétrica e de transportes.
O barquinho pop-pop é um exemplo de máquina térmica e, portanto, funciona devido ao calor da chama de uma vela. A vela, acesa, transfere calor para o tubo e para a água dentro dele, que se vaporiza e expande-se, fazendo com que o barco se mova. Depois disso, a água se resfria e contrai. Dessa forma o barco move-se devido aos jatos de água, ou seja, “aos trancos”, daí a sua denominação pop-pop. 
                                  

imagens:






Nenhum comentário:

Postar um comentário