domingo, 6 de abril de 2014

equipe: BOB ESPONJA

Introdução
As caravelas foram embarcações, de formato alongado, da época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Países como por exemplo: Espanha, Portugal, Holanda, Inglaterra e França tinham grandes esquadras de caravelas. Pesavam, em média, de 100 a 400 toneladas.
As caravelas consistiam em grandes embarcações feitas de maneira. Eram capazes de transportar centenas de homens e toneladas de mercadorias. Possuíam uma ou mais velas grandes e altas de formato, geralmente, retangular. Estas velas eram presas em altos mastros.
A caravela foi aperfeiçoada durante os séculos XV e XVI. Tinha inicialmente pouco mais de 20 tripulantes. Era uma embarcação rápida, de fácil manobra, capaz de bolinar e que, em caso de necessidade, podia ser movida a remos. Com cerca de 25 m de comprimento, 7 m de boca (largura) e 3 m de calado deslocava cerca de 50 toneladas, tinha 2 ou 3 mastros, convés único e popa sobrelevada. As velas latinas (triangulares) permitiam-lhe bolinar (navegar em ziguezague contra o vento). Gil Eanes utilizou um barco a vela redonda, mas seria numa caravela (tipo carraca) que Bartolomeu Diasdobraria o Cabo da Boa Esperança em 1488. É de salientar que a caravela é um desenvolvimento dos portugueses.
Se bem que a caravela latina se tenha revelado muito eficiente quando utilizada em mares de ventos inconstantes, como oMediterrâneo, devido às suas velas triangulares, com as viagens às Índias, com ventos mais calmos, tal não era uma vantagem, já que se mostrava mais lenta que na variação de velas redondas. A necessidade de maior tripulação, armamentos, espaço para mercadorias fez com que fosse substituída por navios maiores.

Importância histórica
Foram muito importantes na época das Grandes Navegações para o transporte de especiarias asiáticas (pimenta, gengibre, noz moscada, açafrão, cravo, canela e seda). Nos porões das caravelas, comerciantes portugueses, genoveses e venezianos transportaram toneladas de mercadorias das Índias para a Europa, obtendo fabulosos lucros. Os espanhóis usaram as caravelas para transportar o ouro e a prata que retiraram do continente americano no século XVI.

As caravelas conseguiam obter uma boa velocidade em dias de vento forte. Porém, como os sistema de navegação da época eram precários, muitas vezes os navegadores saíam das rotas originais se perdendo pelo oceano.

Foram em caravelas (Santa Maria, Pita e Nina) que o navegador genovês, navegando pela coroa espanhola, Cristóvão Colombo chegou à América em 1492. Com este mesmo tipo de embarcação, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil em 1500.

Curiosidade: Entre os séculos XV e XVI, os piratas também utilizaram caravelas para saquear regiões e atacar outras caravelas. Elas eram adaptadas com canhões para ser usadas em ataques e combates.




A transmissão de luz pela fibra de dá lançado um feixe de luz em uma extremidade da fibra, e pelas características ópticas do meio (fibra), esse feixe percorre a fibra através de múltiplas reflexões totais. A fibra possui no mínimo duas camadas: o núcleo e o revestimento. No núcleo ocorre a transmissão da luz propriamente dita. A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refração entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado. Esta característica, aliada ao ângulo de incidência da luz na fibra, possibilita o fenômeno da reflexão total.
A minha simulação, consiste em fazer a luz de um laser simples passar em um aquário através de um pequeno orifício. Enquanto a água jorra através deste, a luz segue a mesma curvatura do esguicho, pois ela sofrerá múltiplas Reflexões Totais sucessivas, da mesma forma que numa fibra optica original.


O filete de água é totalmente iluminado pela luz LASER, que pode ser vista dentro do aquário.
O filete de água já diminuiu e sofreu maior curvatura, ainda assim, a luz não escapa do dele.
O filete está quase no fim. Ele se subdividiu em vários filetes menores mas a luz ainda assim não escapa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário