PROJETO DE FISICA- TUBO DE RUBENS
Historia
John Le Conte descobriu, em 1858, que as chamas eram sensíveis ao som. Em 1862, Rudolph Koenig mostrou que a altura e intensidade das chamas podiam ser afectadas pela transmissão de som através de gás em combustão. Mais tarde nesse século, Behn mostrou que pequenas chamas podiam ser indicadoras de pressão. Finalmente, em 1904, Heinrich Rubens (1865-1922), usando essas descobertas, construiu o tubo de Rubens demonstrando experimentalmente o que então foi descoberto.
John Le Conte descobriu, em 1858, que as chamas eram sensíveis ao som. Em 1862, Rudolph Koenig mostrou que a altura e intensidade das chamas podiam ser afectadas pela transmissão de som através de gás em combustão. Mais tarde nesse século, Behn mostrou que pequenas chamas podiam ser indicadoras de pressão. Finalmente, em 1904, Heinrich Rubens (1865-1922), usando essas descobertas, construiu o tubo de Rubens demonstrando experimentalmente o que então foi descoberto.
Materiais
Um tubo metálico ( comprimento desejado).
Um funil.
Um alto falante.
Fio ( para fazer ligação do alto falante á caixa de som) .
Soldador ( de preferencia alguém especializado na área).
Regulador ( encontrado em disco de ferro).
Bujão de gás .
Adaptador para a mangueira do bujão.
Esqueiro.
Funcionamento
O tubo de Ruben (Ruben’s tube) é um experimento de física usado para, de certa forma, enxergar o som.Consiste de um tubo com vários furos em linha na parte superior e um alto falante em uma de suas extremidades. O tubo é preenchido com gás de cozinha e aceso, o alto falante é ligado criando ondas de pressão dentro do tubo. As regiões com maior pressão vão apresentar uma chama maior e as de menor pressão uma chama menor.Se a freqüência do alto falante coincidir com a freqüência de vibração natural do tubo vamos visualizar um padrão estático (ondas estacionárias), senão visualizaremos um padrão dinâmico.Se usarmos musicas, com variação constante na freqüência usada, as chamas começarão a dançar conforme a musica.
BARCO GREGO TRIRREME
HISTORIA
A trirreme (trieres, em grego, trireme em latim) era uma antiga embarcação grega da Antiguidade impelida por remos. A origem desse navio de guerra é incerta, a despeito de autores como Tucídides apontarem seu uso desde o século VIII a.C.. Tinha esse nome porque os remadores ficavam em três níveis ou pavimentos (três ordens), permitindo maior número de homens em navios menores.Os antigos projetistas de barcos tentaram vários métodos para aumentar a potência dos navios de guerra, inclusive colocar mais homens em cada remo. O projeto mais bem sucedido era a trirreme: três pavimentos de remadores em cada lado. A trirreme padrão tinha cerca de 36 metros de comprimento por não mais que 5 metros de boca e tripulação de mais de 150 remadores. Tinha velocidade e maneabilidade razoáveis. Os navios cobriam cerca de 180 milhas náuticas a uma velocidade constante de 7,5 nós (13,89 km/h). Sua velocidade de arranque podia chegar a 11,5 nós (21 km/h). Dispunham de velas quadradas, que nem sempre podiam ser utilizadas no impetuoso Mar Mediterrâneo. Eventualmente, podiam ser impelidos por uma vela redonda.
MATERIAIS
Palito de picolé.
Palito de churrasco.
Cola quente.
Isopor.
Pano velho.
Fio dental.
Tinta marrom.
FOTOS
https://www.facebook.com/photo.php?v=494909633970453- VÍDEO DO BARCO
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